domingo, 12 de abril de 2009

Quando a menina se percebeu uma só!



(ou “Larga tudo e vai pro México”)


“Depois de toda luta e cada descanso,quero me levantar forte e pronta,como um cavalo novo.” C.L


A menina acordou de um jeito diferente, pulou da cama, pulou na cama, sentou e riu, gargalhou. Era preciso gargalhar porque a vida era uma grande piada, ela era uma grande piada, estava ali, tinha acordado ali e nem sabia porque, quem disse que aquele lugar era o lugar certo de ela acordar? E se o certo fosse a Rússia, a Escócia ou o Acre?
Ela queria acordar em outros lugares e no entanto todo dia acordava no mesmo lugar, não era motivo pra rir? Pra ela era, então ela riu.
Durante o dia fez varias observações curiosas a seu respeito. Queria saber por que usava as roupas que usava, por que teu corte de cabelo era aquele, por que tua casa era da cor que era, por que ela andava com um pé na frente do outro... Porque as pessoas grandes querem sempre ter um por quê? Daí ela lembrou que era menina, então não precisava ter um por que. Sentiu-se livre finalmente.
Era tão boa a sensação de ser só uma, não queria ser varias pessoas e ao mesmo tempo queria ser gigantesca, não de conhecimentos, mas de coragem. De todas as coragens, queria ter uma coragem engraçada: a de mudar completamente tudo. Pensava ela “se eu só sou eu mesma, então posso ser o que eu quiser”... pensamento esquisito, simples e que no entanto ela sabia que quase ninguém tinha, então ela pensou em guardar este segredo – segredo de “ser capaz” ela intitulou – em um cofre pra que ninguém soubesse. Mas depois refletiu e chegou num pensamento de sabedoria: "como seria bom se todas as pessoas soubessem que podem ser quem são e além disso quem quiserem ser, daí então não ia ter tanta gente confusa atrapalhando meu caminho de ser livre. "
Acho que os pensamentos da menina confundem qualquer leitor, então vou tentar lhes explicar: se você anda numa rua com todas as pessoas andando na mesma direção - indo pelo mesmo caminho - como uma maré todos vão juntos pro caminho onde todos já foram, mas se as pessoas todas descobrem que podem andar em direções contrárias e alternativas, então, seguindo a maré, você ira descobrir um caminho que nunca ninguém esteve, porque cada pessoa vai te levar pra uma direção diferente, inédita.
"Se ninguém entendeu, deixa pra lá, não é algo de pensar. Ou sente ou não sente. "
Então a menina desistiu de explicar e procurou companhia. Qual não foi a surpresa dela quando viu que muita gente queria largar tudo e ir pro México – o México era uma grande metáfora, mas não deixava de ser uma realidade possível – largar tudo e mudar a cor de cabelo, largar tudo e dizer “não”, largar tudo e ser feliz. O plano era infalível e a menina tinha uma necessidade imensa de colocá-lo em pratica.
E todas estas idéias e pensamentos deixaram a menina feliz durante o dia inteiro. Sentiu uma felicidade imensa de pensar que ela era ela, como se fosse uma liberdade, uma liberdade de conhecimento. Sentiu-se sábia como jamais se sentira antes. Era uma menina e no entanto tinha um mundo inteiro pela frente. Podia fazer uma revolução ou apenas pular na sua cama até se cansar.
O tempo era seu aliado, porque ela sabia que por mais que ele passasse ela nunca deixaria de ser criança, já havia feito um acordo com o senhor Cronos, um antigo amigo. Como criança que era ela acreditava em conto de fadas, não a parte que chega a fada e resolve tudo fácil, mas aquela parte que dá certo no final.
E o resto das coisas que haviam em seu manifesto a menina ia aprender a lidar, e com isso ia fazer a revolução, primeiro dentro dela e depois pro mundo inteiro. Afinal, ela era só uma menina – tinha muito tempo pela frente - e, no entanto, já sabia tanta coisa do mundo!


1. Seja honesto
2. Acredite em contos de fadas.
3. Aceite o tempo como seu amigo, e não seu inimigo.
4. Garanta que o sexo seja bom
5. Promova a beleza. Faça uma campanha constante contra a feiúra.
6. Abandone a busca da felicidade e de suas falsas promessas
7. Mostre compaixão
8. Sempre esteja disposto a admitir que errou.
(“Regras do Amor”)

Um comentário:

  1. Eu também quero acordar em outros lugares, com outras vistas, outras camas, mas as mesmas amigas!
    Essa sensação de "eu quero ser o mundo e quero o mundo dentro de mim" é muito boa não? Então corra! Vai, alcance o mundo, ame o mundo e se sinta amada por ele como você merece!
    Quebre todas as regras menos a de ser verdadeira consigo mesma! Se tudo for real, bom e justo para ti então não faz mal a ninguém, e se não faz mal a ninguém deve ser colocado em prática!
    E então pelo visto toda a grana que eu ia guardar para o meu silicone vai ter que ir pro México? Bora bora muchachas!!

    ResponderExcluir