domingo, 22 de março de 2009

Auto-psicologia barata!




“É fácil não ter medo de altura quando se vive subterraneamente.” (Tati Bernardi)


Tenho manias idiotas, a pior delas é achar que consigo me auto analisar. Como na infância lia livros de Freud acredito que posso muito bem entender o que se passa comigo sem precisar de psicóloga, terapeuta, psicanalista e diabo a quatro. Hoje foi um dia desses que acordei psicóloga. Sentei na cama e fiquei tentando entender, tentando me entender.
Ok! Você ama este cara, né? Isso já faz o que... uns 5 anos... hmmm tempo o suficiente pra você sacar que se ainda não esta com uma aliança nos dedos você tem um problema, certo? Não digo nem que tenha que ter uma aliança dele, mas já é tempo o suficiente pra ter continuado a sua vida e estar com uma aliança de qualquer outro cara que você começou a gostar por perceber que a vida não pára em um “talvez” de um idiota qualquer... Você, certamente já percebeu que ficar esperando por alguém que não sabe nem o que quer pra vida não vai te levar a lugar algum?
Não? Então pelo menos você já percebeu que o então “homem da tua vida” talvez saiba o que quer da vida, e a resposta é qualquer coisa que não te inclua?
Não também?
É, então temos realmente um problema, querida!
Eu sei que você não esta sempre sozinha, que tem outros caras que aparecem na tua vida, mas também sei, dona noiva em fuga, que você é a primeira a escapar de qualquer coisa que cheire compromisso, que é sempre a que fala que “está tudo errado”, que não sabe ainda se gosta da pessoa, que reclama que está tudo indo rápido demais, que dá mancada, que termina...
Agora fica a pergunta, você não quer nada de compromisso com ninguém porque espera o Sr Indeciso se decidir, ou espera o Sr Indeciso se decidir exatamente por que tem medo de ter algum compromisso com alguém?
Daí neste instante eu parei um pouco para refletir sobre o que a “eu-psicóloga” havia me dito... Queres dizer então que talvez amar este homem seja apenas uma desculpa pra eu me proteger? Que posso ser uma besta medrosa, então fico encantada por alguém que sei que nunca vai me fazer mal por que nunca vai chegar perto? Calma ai, por acaso tais falando que eu sou pateticamente insegura e medrosa?
“Sim” foi o que ela disse. Pensei eu: tem verdades que as pessoas deveriam pensar duas vezes antes de falar, principalmente quando é a gente mesmo que diz.
Qual não foi meu pensamento, a não ser ligar para aquele cara que só esta esperando um sim meu pra tentar me fazer a pessoa mais feliz do mundo. Com o telefone na mão... parei! Então me veio a famosa frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” ou como escutei estes dias “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que CULTIVAS” de qualquer jeito, aquilo só me fazia ver o quanto seria egoísta e irresponsável.
Não sei se por medo ou por responsabilidade, eu deixei tudo como está.
Parece que a menina que perde tempo demais se auto diagnosticando não tem tempo para ser amada!
Conclusão da análise: 1.Preciso te esquecer, por tudo que há de bom em mim, preciso te esquecer. 2.Preciso pensar mais em mim, querer me fazer bem. 3. Preciso não me envolver com ninguém até que esteja certa do que eu quero. 4. Preciso deixar que aquele cara que quer me fazer bem se aproxime por que vou me apaixonar por ele. 5. Não posso me apaixonar por alguém que não sou apaixonada. 6. O amor pode e deve ser cultivado aos poucos. 7. Sou uma péssima psicóloga!


"Você nunca precisa de ninguém para te proteger porque você não deixa ninguém chegar perto o suficiente de você para te machucar." (Paixão de Aluguel)

Um comentário:

  1. Enquanto lia pensava na música do Marcelo Camelo que melhor me descreve, e de certa forma descreve essa situação também.
    Posso estar só
    Mas sou de todo mundo
    Por eu ser só um
    Ah nem, ah não, ah nem dá
    Solidão, foge que eu te encontro
    Que eu já tenho asas...
    Isso lá é bom?!
    Doce solidão
    [Doce Solidão-Marcelo Camelo]

    Eu procuro a solidão e ela me procura como num jogo de gato e rato. E você voa com suas asinhas pra solidão por medo de alguma coisa que nem sabe o que é...

    É minha amiga...a gente é mesmo muito besta meu Deus!!!

    :)

    ResponderExcluir