quarta-feira, 4 de março de 2009

Nada deve pesar...


“Hoje eu acordei mais cedo (...) (nem li o jornal)
Tudo deve estar suspenso... nada deve pesar
Ainda era noite, esperei o dia amanhecer
Como quem aquece a água sem deixar ferver (...)
Hoje eu acordei, agora eu sei viver no escuro
Até que a chama se acenda”
(“Ilex Paraguarienses” – Engenheiros do Hawaii)

Tem dias que parece que acordamos com a função de ver a nossa vida como se fosse a vida de outra pessoa, não sei explicar... ainda é a sua vida, é o teu corpo, nada mudou, mas é como se você tivesse se auto-sobrevoando, olhasse a ti mesma e as pessoas que te cercam por outra visão, com outro olhar. Hoje foi um dia assim, de ficar quieta, de observar... tem pessoas que confundem isso com tristeza. Mas não... não é tristeza, nem alegria, é uma leveza disfarçada de pensar!
Neste mundo onde todos têm que estar sorrindo o tempo todo, pulando, se divertindo, dançando para demonstrarem que estão felizes é mesmo estranho reparar alguém quieta e pensar que ela só esta entrando em contato consigo mesma.
Acredito que às vezes temos que ter este momento de nos olharmos, este momento estranho! Como diz o sábio e pequeno príncipe mais famoso “É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio" e estou muito longe de ser alguma sábia neste mundo. Mas tenho lá meus momentos de praticar o exercício da observação.
Contudo, quando você passa muito tempo observando o mundo que te cerca, você começa a perceber que às vezes temos que nos armar perante aquele que queríamos abraçar e temos que abraçar aquele que tantas vezes atingimos. Enfim, são devaneios de uma mente que se cansou por pensar muito e agora não tem palavras para descrever os pensamentos... acontece!
O importante é que hoje parei alguns minutos para ouvir minha avó cantar e isso me fez mais feliz, mais tranqüila, e mais ciente que vai onde for, sempre temos um lugar para voltar!

"Se tem alguém escrevendo a comédia de erros dessa minha vida, favor inserir uns kits de primeiros socorros nas ruas por onde eu passo, nos cenários da minha história e, principalmente, próximo às pessoas que acenam pra mim." - Maíra Viana

2 comentários:

  1. "ja vivi tanta coisa, tenho tantas a viver ...
    to no meio da estrada e nenhuma derrota vai me vencer ...
    hj eu acordei livre, não devo nada a ninguém ...
    não há nada que me prenda ...

    mãos e coração, livres e quentes: chimarrão e leveza"

    tomar tereré nesse calor melhor coisa não há ^^
    daqui a pouco vou fazer um pra mim ...


    "perceber que às vezes temos que nos armar perante aquele que queríamos abraçar e temos que abraçar aquele que tantas vezes atingimos"

    isso de tao absurdo que parece ser lendo, nao pareceria real se ja nao tivessemos vividos algo parecido ... nao tem nexo nenhum, ainda mais se armar perante quem vc quer ter afeto ... coisa que particulamente nao acredito ser necessario, e pago muito por isso ^^

    ResponderExcluir