sexta-feira, 6 de março de 2009

Sobre virar a página... sobre tirar a asa!



"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer." - Clarice Lispector


Não tem como não se entristecer, como não ter uma sensação de fracasso cada vez que um relacionamento chega ao fim, ou que qualquer outra coisa que você fez não deu certo. Aceitar que não somos perfeitos, que fracassamos é sempre muito dolorido.

Porém, quando paro para lembrar de coisas que já me aconteceram, quando avalio historias confidenciadas a mim por amigas e amigos, quando leio Clarice (sempre Clarice) consigo entender que não é fracasso. As coisas são assim por que são assim. Não há culpados e nem há fracasso, há uma historia PASSADA: bonita, triste, platônica, boba, sem sentido, com amor, sem amor... pouco importa, é algo que simplesmente tinha que acabar, era um ciclo que havia de se acabar (ou melhor dizendo “importa sim”, claro que importa, mas importa como LEMBRANÇA e não como SUFOCO).

Os perfeccionistas hão de concordar comigo que isto é muito complicado de aceitar, mas é NECESSÁRIO, enquanto não conseguirmos virar a pagina e ler o que está escrito na pagina seguinte nunca vamos poder concretizar a nossa bela história. Não existe nada pior do que livros que se repetem, que novelas que já sabemos o final, que filmes que já conhecemos o roteiro só pelo titulo. A vida há de nos surpreender!

Concordo que há insegurança: aquilo que já foi conquistado está logo ali na sua frente, e você sabe que se fizer um esforço, se conseguires te dedicar, se mudares o que é pra seres o que querem que você seja... tudo vai se resolver, você terá a vida que sempre teve novamente, terás a pessoa que queres ao teu lado. Contudo eu te pergunto: será que temos que lutar por amor? Pense comigo, temos que lutar para ter um emprego perfeito, para ser realizada profissionalmente, para ser a melhor aluna, uma filha que deixe seus pais com orgulho, lutar para cumprir seus horários e compromissos, pra ter dinheiro no final do mês, pra não esquecer a data de aniversario dos amigos e parentes, enfim, temos que lutar pra tanta coisa, será que o amor não deveria ser um pouco mais leve?

Entregar-se ao desconhecido é sempre algo de dar medo, é normal. Mas ler todo dia a sua historia sendo construída igualzinha a anterior é frustrante. Eu acho que todos podemos ser mais do que somos, podemos fazer mais por nós mesmos.

Eu mereço ser amada por tudo que sou, mereço andar com minhas próprias pernas, mereço te esquecer e mereço deixar que a vida me surpreenda... que o novo me deixe fazer descobertas. Até mesmo de mim mesma!


Ps: Post dedicado às pessoas maravilhosas que eu conheço e que merecem de verdade encontrar alguém que não as faça sofrer, às pessoas que vieram me contar que estão solteiras e que isso é complicado, aos que vieram me contar que querem ficar solteiros, e a mim, que só quero abandonar o tumulto das paixonites adolescentes e me deixar levar ao novo e a quem me faz bem sem pedir nada em troca!


Será que é tempo que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...
(Paciência - Lenine)

4 comentários:

  1. Estou em choque! Sem palavras! Sei que você sabe que isso significa que me surpreendeu e me emocionou! Perfeito!
    Obrigada!
    Eu amo você!

    ResponderExcluir
  2. Não sei. É complicado, não penso que sou lá muito perfeccionista mas é difícil entender que deu. Principalmente quando não houve nem sombra de um começo.
    Sempre achei, mesmo me fodendo toda vez que me permitia, lutar por amor uma coisa bonita, nunca me importei de amar primeiro, mas com o perdão do meu francês sempre tomei no cu...E aí eu me pergunto, e te pergunto, serei eu uma adolescente eterna? Uma romantica incorrigível?
    Nesses calos que Afrodite providenciou pra mim, aprendi a armar uma casca em volta do coração. Á não olhar diretamente nos olhos de um homem desconhecido e interessante, á acreditar que o amor, esse pelo qual padeço, na verdade não existe....e quando me perguntam: Mas você não está amando? eu realmente não sei o que dizer...
    Eu estou amando, sim! E sofrendo por conta disso! Mas nunca acreditei que pudesse haver reciprocidade nesses casos. Por isso, quando me apaixono, já sei que vai ser um período ruim, mas que um dia, mal ou bem vai passar, Afrodite vai me presentear mais uma vez e é isso. Vejo sim o filme 300 vezes, e não enjoei, porque dentro de mim ocorre um processo incrível. Não há amor realizado que consiga abater a devoção desmedida.
    Lutamos sim por muito na vida, mas não acho que o amor, deva ser leve, acho que deve também vir com luta, com vontade, pra que no final, seja valorizado, haja o orgulho, ou então TALVEZ quem sabe a reciprocidade...

    "Pensar em tudo o que se passou
    Que se pôde sonhar e não realizou
    A vida tentando escapar, mas não por agora
    Ao mesmo tempo tanta coisa se amou, se refez, se perdeu, se conquistou
    Retratos estampados do nosso amor em preto e branco pregados na parede
    Nosso orgulho um do outro olhando pra lente, como quem dissesse: Não queremos mais nada nessa vida!
    E que me lembrasse á cada instante, que valeu a pena cada lance, e que valerá TENHA CERTEZA pra toda vida..." [Vou te levar- Lobão]

    ResponderExcluir
  3. como assim com o maior teria que ser mais leve ???

    com o amor tem que ser mais dificil ainda, pra provar que merecemos ... o resto que devia ser facil, pois o resto vai e vem depende das circunstancias que vc se encontra ... porem o amor, aquele amor, quando encontrado nao sera alterado nunca ...

    ResponderExcluir
  4. fatima
    muito bom................as vezes achamos que

    so agente term esse sentimento.valeu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir